logo

A Cardiologia brasileira perde Alberto Liberman

Hoje, dia 04 de junho de 2021, recebemos a notícia da passagem para eternidade, do médico e humanista Doutor Alberto Liberman. Fundador e ex-presidente do Departamento de Cardiogeriatria (DECAGE), da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), doutor Liberman nos deixa um legado de trabalho digno e agregador.

Participou das primeiras reuniões, nas quais se discutiu a necessidade de melhorar a atenção cardiológica aos pacientes idosos. Em 1993, foi sócio fundador do Grupo de Estudos Brasileiros de Cardiogeriatria, da SBC que seria o precursor do atual Departamento. Presidiu o DECAGE no período de 2004 a 2005, ocasião na qual organizou e presidiu o “I Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria”.

Nessa oportunidade, demonstrou sua capacidade de liderança e aglutinação, convidando um representante de cada estado brasileiro para participar de tão importante evento. Dessa forma tornou de fato, a Cardiogeriatria uma área de atuação presente em todo território nacional.

Participou ativamente da elaboração da “I Diretriz de Cardiogeriatria da SBC”, documento reconhecido internacionalmente pelo seu ineditismo. Em relação às suas outras atividades, doutor Alberto Liberman, ocupou com o mesmo destaque, todos os locais onde atuou. Graduado em Medicina, pela Escola paulista de Medicina, em 1971. Mestrado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, em 2001. Recebeu o Título de Especialista em Cardiologia, pela SBC, no ano de 1976. Foi fundador da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas e Professor Regente de Cardiologia, nos primeiros anos da Faculdade. Posteriormente, foi Professor Adjunto de Cardiologia, onde exerceu o magistério desde 1974. Participou ativamente da implantação do Hospital universitário Celso Pierro, oportunidade na qual coordenou a instalação da UTI, e posteriormente o serviço de Cardiologia. Em 1987, implantou a Residência Médica, sendo Presidente da Comissão até 1995. Chefiou a UTI do Serviço de Cardiologia, assim como foi Diretor Técnico, do Hospital Albert Sabin em Campinas.

Seguindo sua incansável capacidade de trabalho e criação, foi Sócio Fundador da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), onde participou ativamente de todos seus congressos, como palestrante.

Fotos cedidas por Aristóteles Alencar 

Sempre convidado com conferencista dos Congressos Brasileiros de Cardiologia, doutor Liberman participava ativamente em todos os debates, principalmente estimulando a participação dos médicos mais novos. Continuou seus estudos e pesquisas, que culminaram com a realização de seu Mestrado em Medicina, obtido na PUC-Campinas, em 2001. O título de sua dissertação foi: “Estudo da qualidade de vida em pacientes com urgência hipertensiva”, orientado pelos professores doutores Armando Miguel Júnior e Décio Mion Júnior. O DECAGE, através de seu Presidente, professor doutor Izo Helber e atual Diretoria, presta esta singela homenagem, ao querido amigo e colega, doutor Alberto Liberman, que em outra dimensão, continuará a nos inspirar, para que possamos continuar esse importante legado médico, que impactou positivamente na vida de nossos pacientes idosos portadores de doença cardiovascular. Descanse em paz doutor Liberman.