Muscle fat index is associated with frailty and length of hospital stay following transcatheter aortic valve replacement in high-risk patients
Behnam Heidari , Ali Ahmad , Mohammed A. Al-Hijji , Joe Aoun , Mandeep Singh , Michael R. Moynagh , Naoki Takahashi , Lilach O. Lerman , Mohamad A. Alkhouli , Amir Lerman
International Journal of Cardiology. Volume 348, 1 February 2022, Pages 33-38
Marcelo Eidi Ochiai
Sinopse: O envelhecimento está associado à perda progressiva de massa muscular, bem como a substituição do músculo por gordura e tecido fibroso.
O presente estudo avaliou o valor preditivo do índice músculo/gordura, medido pela tomografia, em 415 pacientes que seriam submetidos a implante de valva aórtica transcateter (TAVI), na Clínica Mayo, e o tempo de internação hospitalar. A população tinha idade média de 81,2 anos e 17,2% tinham fragilidade pelos critérios de demência, desnutrição, perda da funcionalidade básica, velocidade de marcha, força de pressão palmar, baixo peso e hipoalbuminemia. O tempo de internação teve a mediana de 4 dias. Complicações após a TAVI ocorreram em 170 (41%) pacientes. O índice músculo/gordura foi maior em pacientes com fragilidade e foi positivamente correlacionado com o tempo de internação.
Interpretação: a busca de um exame complementar com dados objetivos que possa substituir a avaliação geriátrica tem ocorrido. A avaliação geriátrica tem como finalidade identificar pacientes com fragilidade e de maior risco à realização da TAVI, entretanto é necessária a padronização dessa avaliação para ser direcionada para fins cardiológicos.